top of page

The VARK Questionnaire Results

Your scores were:

  • Visual: 6

  • Aural: 9

  • Read/Write: 6

  • Kinesthetic: 7

You have a multimodal (VARK) learning preference.

 

O resultado do meu questionário Vark é multimodal sendo o modo como eu aprendo melhor,  tal como 60% da população, assim, várias preferências dar-me diferenciadas  opções,  de dois, três ou quatro modos, de usá-las  de acordo com o nível de proficiência de aprendizagem  e consoante o contexto  na minha  interação com os outros. Por exemplo, reações positivas significa que eu, com preferências multimodais, opto por combinar ou alinhar o meu modo para os outros em meu redor. Um outro exemplo é o seguinte: admito que, se quiser ser irritante, eu consigo ficar num modo diferente da pessoa com quem estou a trabalhar, designadamente, passo a exemplificar, posso solicitar provas escritas em um argumento, sabendo que a outra pessoa tem preferência pela  informação oral.

 Por conseguinte como apresento vários aspetos ,  consigo  adequar a minha aprendizagem ou aquisição ou relacionação de conhecimentos consoante a tipologia de exercício ou atividade a desenvolver.

 

Outrora a escola/ a educação tinha um  no modelo uniforme de aprendizagem, livresco, de memorização  só para bons alunos e homogéneos. Hoje  temos um ensino heterogéneo,  que contribui  para a igualdade de oportunidades e contempla adaptações e adequações que permitem uma participação efetiva de cada um, independentemente das suas capacidades e competências. Assim, consoante o nível de proficiência de cada aprendiz adequamos o processo de ensino-aprendizagem, aplicando imnplicitamente as directrizes do questionário Vark. 

Verifico e como já tinha verificado em contexto de aula que cada aluno é um aprendiz diferente e único no seu processo de ensino aprendizagem. Assim como professora e formadora tenho o dever de proporciono modos múltiplos de apresentação, ação, expressão e de autoenvolvimento porque cada aprendente tem o seu ritmo próprio,a sua gestão espácio-temporal, a sua própria motivação e disponibilidade para a aprendizagem. Esta tarefa nem sempre se consegue porém é um grande desafio que procuro concretizar aquando das minhas tarefas profissionais. Consequente procuro facilitar a superação das dificuldades diagnosticadas e proporcionar espaços de autoavaliação e de reflexão sobre os conteúdos auferidos. Concluindo temos de utilizar diferenciadas metodologias e estratégias na sala de aula para potencializar os dominios cognitvos e socioafetivos de cada aluno.

Módulo 3:

Desenho universal da aprendizagem....

bottom of page